Ministério da Saúde doa veículo adaptado para APAE Aracaju

25/08/2019
11:48:06

Na manhã da última sexta-feira, 23, a Apae Aracaju recebeu uma van adaptada oriunda de doação do Ministério da Saúde. Por ser um dos Centros Especializados em Reabilitação Física e Intelectual da capital, a entidade foi benificiada pelo órgão com o objetivo de facilitar o transporte de pacientes com deficiência que se deslocam cotidianamente para seus tratamentos. 

A entrega do veículo foi realizada na sede do poder executivo de Aracaju. Durante a cerimônia, foi destaque o convênio da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE Aracaju) com o Ministério da Saúde desde 2017. Em razão desse vínculo, o órgão federal destinou o veículo para a entidade, assim como para o Centro de Integração Raio de Sol (Ciras).

Por servirem como reforço à rede de cuidados à pessoa com deficiência, a vice-presidente da Apae, Gilda Amâncio, presente no evento, manifestou alegria ao ver a evolução no cuidado aos assistidos. “Esse veículo é o início da realização de um sonho para nós. Poder ofertar esse tipo de assistência, poder dar esse conforto, é fundamental. Impossível não se emocionar”, declarou.

O prefeito Edvaldo Nogueira também não escondeu a empolgação com a entrega das vans adaptadas. Para ele, a melhoria no atendimento é muito importante.

“Hoje entregamos veículos que vão possibilitar que duas entidades parceiras possam cuidar melhor das pessoas que assistem. O Raio do Sol e a APAE estão recebendo veículos para transportar pessoas com deficiência e outras para quais prestam serviço. Cada uma com seu veículo vai conseguir atender melhor as pessoas. Estou muito feliz, de verdade.”, declarou Edvaldo.

A secretária municipal da saúde, Waneska Barboza, citou a capacidade dos carros, destacando também a melhoria no atendimento, principal foco da pasta. “Os veículos são novos, tem capacidade de dez passageiros, inclui três vagas para cadeirante, com elevador de acesso acionado por controle remoto. [...] Todo o atendimento ofertado é baseado no princípio do acolhimento humanizado. Com apoio às famílias e articulação com outros setores”, afirmou.

Veículos

A Apae já saiu da prefeitura com o veículo em mãos, até transportando dois de seus assistidos presentes na cerimônia de entrega. Outro detalhe a se destacar é a manutenção do carro, incluindo cuidado e emplacamento. Esse aspecto fica sob a responsabilidade da instituição. Para isso, a Apae receberá cerca de R$ 140 mil por mês, através de convênio com a Saúde, para manter estes serviços em dia.

Fonte: Ascom Apae.